1ºMonteiro Lobato 1ºMonteiro Lobato
O escritor brasileiro Monteiro Lobato nasceu em 1882 e faleceu em 1948.Além de escritor, foi promotor, fazendeiro, editor e empresário. Ele faz parte do pré-modernismo, além de ter sido autor de literatura infantil. Suas obras para adultos são caracterizadas pelo nacionalismo e crítica sociopolítica.
2ºZiraldo Alves Pinto
O escritor e desenhista Ziraldo nasceu em 1932, na cidade de Caratinga. Ele é autor de histórias em quadrinhos, charges e livros para crianças. Seus livros para crianças apresentam aventuras e conflitos do universo infantil. Ziraldo é autor da revista Turma do Pererê e também do livro O menino maluquinho. Em 2013, durante uma viagem à Alemanha, Ziraldo teve um infarto leve, necessitando fazer um cateterismo. Em 2018, sofreu um AVC e chegou a ficar internado em estado grave. Nos quatro anos seguintes, sofreu outros dois AVCs, o que o fez ficar com a saúde debilitada.
3ºMarina Colasanti.
Os textos selecionados abarcam um período de cinquenta anos da produção de Marina Colasanti e apresentam temáticas que perpassam toda a sua obra, como o anseio amoroso, a busca da identidade, a condição feminina, a inexorabilidade do tempo, a memória e a dedicação à escrita.
4ºAna Maria Machado
Os textos selecionados abarcam um período de cinquenta anos da produção de Marina Colasanti e apresentam temáticas que perpassam toda a sua obra, como o anseio amoroso, a busca da identidade, a condição feminina, a inexorabilidade do tempo, a memória e a dedicação à escrita.
5ºRuth Rocha
Ruth só poderia sair após escrever uma história. A escritora apresentou Romeu e Julieta, cujos personagens principais são borboletas. Foi a primeira de uma série de narrativas publicadas na Recreio, publicação da qual Ruth se tornaria diretora. “Palavras, muitas palavras”, seu primeiro livro, foi publicado em 1976.
6ºSergio Bardotti
Nasceu em Pavia, Itália, em 1939. Compositor premiado, assina canções de sucesso da música popular italiana e trilhas sonoras de filmes. Foi parceiro de Chico Buarque, Toquinho e Vinicius de Moraes, e é considerado um dos responsáveis pela difusão da música brasileira na Itália. Com Luis Bacalov, foi criador do musical infantil I músicanti, posteriormente trazido para o Brasil por Chico Buarque como Os Saltimbancos. Faleceu em 2007, em Roma.
É autor dos romances Uma tristeza infinita (2021) — vencedor do Prêmio São Paulo e finalista dos prêmios Candango e Jabuti —, As perguntas (2017), F (2014), finalista do Prêmio São Paulo, e Areia nos dentes (2008). Sua obra ficcional foi traduzida para o francês, o italiano, o espanhol e o árabe. Em 2012, foi eleito um dos vinte melhores escritores brasileiros pela revista britânica Granta. Participou como artista residente no International Writing Program, em Iowa City (Estados Unidos), e da Fondation Jan Michalski, em Montricher (Suíça).
8ºJulian Fuks
Romancista, contista e crítico literário. Filho de argentinos refugiados no Brasil, Júlian Fuks cresce na cidade de São Paulo. Em 2000, ingressa no curso de jornalismo da Universidade de São Paulo (USP). Contribui como resenhista e repórter de literatura em diversos órgãos de imprensa como o jornal Folha de S.
9ºDaniel Galera
DANIEL GALERA nasceu em 1979, em São Paulo, e vive em Porto Alegre. É autor, entre outros, dos romances Mãos de Cavalo (2006), Barba ensopada de sangue (2012) e Meia-noite e vinte (2016). Publicou também o álbum em quadrinhos Cachalote (2010), com o desenhista Rafael Coutinho.
10ºRicardo Lísias
RICARDO LÍSIAS nasceu em 1975, em São Paulo. É autor de romances, livros de contos e ensaios. Publicou, pela Alfaguara, O livro dos mandarins, O céu dos suicidas -- vencedor do Prêmio de melhor romance da APCA, Associação Paulista de Críticos de Arte --, Divórcio, Concentração e A vista particular.